O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é uma associação de juventude que tem por fim a formação integral dos jovens de ambos os sexos, através da aplicação do método educativo do escutismo.

A associação reparte-se por mais de 1000 agrupamentos locais e cada agrupamento trabalha em pequenos grupos, através do sistema de patrulhas onde cada jovem assume uma função. É nestes pequenos grupos que os jovens desenvolvem a liderança, as capacidades de grupo e a responsabilidade individual.
As actividades envolvem o contacto com a natureza, o desenvolvimento do carácter, do serviço, da vida em Grupo e da Fé Cristã.

O Agrupamento de Fermentelos, com o número 789 tem como padroeiro Santo André e nasceu no final de Setembro de 1985, tendo as primeiras promessas/compromissos ocorrido a 12 de Janeiro de 1986, contando na altura com Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Dirigentes, aparecendo os Caminheiros apenas em 1987.

Desde então, como Agrupamento, contou com diversas actividades realizadas em locais como São Jacinto (local do primeiro Acampamento de Agrupamento), Vagueira, Paranho D’Arca, Santa Comba Dão, Vouzela, Quintanilha (Bragança), Porto, Soutelo (Macinhata), Destriz (Oliveira de Frades)… Já por secção teve actividades em Belmonte, Serra da Estrela, Gerês, Celorico da Beira, Sintra, Lousã, Caramulo, Pontevedra, Santiago de Compostela, São Jacinto, etc.

Em 1994, organizou sozinho e em Fermentelos as festividades de São Jorge, patrono nacional dos escuteiros, numa festa que reuniu mais de 1500 escuteiros da Região de Aveiro. Representou Fermentelos nos Acampamentos Regionais em 1991 em Paranho de Arca, em 1999 em Estarreja e em 2004 em Sever do Vouga. A nível nacional representou o Agrupamento no ROVER 2001. Em actividades Internacionais esteve em França no “Monte San Michel” em 2000, na Escócia em 2002, nos Pirinéus em 2003 e nos Picos da Europa em 2006. Realizou já duas regatas de jangadas na Pateira de Fermentelos, a nível Regional em 1999 e 2000. Organizou o Fescut/99 (Festival da Canção Escutista) e em 2002, 2003 e 2004 realizou o I, II e III Festival do Peixe da Pateira. Além dos Acampamentos, tem colaborado com a Liga Portuguesa contra o Cancro, com o Banco alimentar contra a fome e com a AMI. Tem tido e mantido uma relação forte com as actividades religiosas da Paróquia.
Contudo, e desde 1985 tem vindo a funcionar semanalmente e ininterruptamente até hoje, caminhando sempre com o propósito a que o Escutismo se propõe, que é a formação moral, cívica e cristã dos jovens.

Actualmente, a Chefe de Agrupamento é a Chefe Marisol Lucas e o Assistente de Agrupamento é o Padre José Manuel. O Agrupamento 789 reúne semanalmente com 21 Lobitos, 20 Exploradores, 15 Pioneiros, 3 Caminheiros, e 5 CIL, 2 CD e 9 Dirigentes.

Agrupamento 789
Apartado 3
3750 Fermentelos