Anúncio Pascal na Oração ao meio-dia

*

Liturgia familiar para a bênção da mesa

Guião para uma liturgia familiar

12.04.2020

Mensagem Pascal: A Páscoa não engana: todos aqui renascemos!

Hoje é domingo de Páscoa. E a Páscoa não engana. Mesmo sem os sinais habituais de festa (missa dominical, visita pascal, foguetes, visita às famílias) a Páscoa está aí com toda a sua força, em tantos sinais vitais de grande vitória sobre o egoísmo, sobre o mal e sobre a morte. Assim vemos que a Ressurreição de Jesus não é algo do passado; contém uma força de vida que penetra o nosso mundo. Onde parece que tudo morre, voltam a aparecer os rebentos da esperança. O poder da Ressurreição de Jesus é uma força sem igual!

É verdade que muitas vezes parece que Deus morreu ou não existe, perante esta pandemia. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz bons frutos. Num campo arrasado, volta a aparecer a vida, tenaz e invencível. Haverá muitas coisas más, nesta pandemia, que nos fazem sofrer, mas o bem maior e o bem comum sempre tende a reaparecer e a espalhar-se. E temo-lo visto nestes últimos tempos. Cada dia, no mundo em sofrimento, renasce a beleza do amor sempre mais forte do que a morte. Os grandes valores tendem sempre a reaparecer sob novas formas, e na realidade, o ser humano renasce muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis. E todos aqui renasce(re)mos, com esta pandemia. A nossa vida não será mais a mesma. Que seja diferente, que seja uma vida nova.

Celebrar a Páscoa de 2020 significa acreditar que Jesus caminha vitorioso na história, que o Reino de Deus já está presente no mundo, de várias maneiras, como o punhado de fermento que leveda uma grande massa. A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo; e, ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a Ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha desta esperança viva! Porque todos aqui, na morte e ressurreição do Senhor, renascemos, para uma Páscoa c0’(m)vida-20.

Oração de louvor a maria, mãe do ressuscitado | 12H00 | Regina Coeli

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Rainha do Céu, alegrai-vos. Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Porque Aquele que merecestes trazer em vosso ventre. Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Ressuscitou como disse. Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Rogai por nós a Deus. Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Todos: Aleluia.

Pai, mãe ou algum membro mais velho da família: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.

Todos: Ámen.

Deixe uma resposta